Há exatos 50 anos, brasileiros e brasileiras recebiam uma notícia que abalaria todo o país o então presidente Jânio Quadros conhecido pelo jingle eleitoral: "Varre, Varre Vassourinha" veria a público para alertar a nação sobre a sua renúnica do cargo após 7 meses de mandato. Um pouco antes de sua renúncia, Jânio entrega uma medalha de honra para o General Ernesto Che Guevara(foto abaixo), tal fato fez com que os militares deconfiassem do então presidente; sua renúncia foi anunciada no dia 25/08/1961 nesse dia o povo brasileiro perderia seu mais alto representante.
Naquele dia, eis que o povo clama que o então vice-preseidente João Goulart(foto abaixo), mais conhecido como Jango assumisse o cargo de Presidente mas este estava na China a negócios, e estava proibido pelos militares de assumir o cargo.
O então Governador do RS, Leonel Brizola resolve dar apoio a Jango(Curiosidade: Jango era cunhado de Brizola, sua irmã era casada com então governador do RS) para que este possa assumir o cargo sem a intervenção dos oficiais militares. Mais explicações nos vídeos do Especial exibido pela RBS TV(Filial da Rede Globo, em Porto Alegre RS).
1º Parte
2º Parte
Música Tema da Legalidade
Jornal de 25/08/1961
Che e Jânio
Brizola, Jango e Jânio
Brizola
Jango
Arma Utilizada por Brizola durante o Movimento da Legalidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário